sábado, 22 de março de 2008

COMO VEJO O OUTRO AGORA... UMA QUESTÃO DE LIBERDADE INDIVIDUAL...


Tenho aprendido ultimamente que eu não sou dona da verdade... e nem das pessoas... Que as pessoas têm seus gostos próprios, seus pensamentos próprios... Eu não posso querer moldá-las ao bel prazer só pelo fato de eu querer estar o tempo todo próximas a elas. Muitas vezes, cometo o exagero de ser extremamente possessiva. E, ao sê-lo, acabo por fazê-las distanciar-se de mim. E o que acontece? Entristeço-me, porque não as conheço profundamente, ignoro o que se passa em suas cabeças... Não posso exigir delas os mesmos sentimentos que deposito em qualquer relação afetiva (seja ela de amizade, familiar...) em que estejamos envolvidos, porque cada uma delas tem uma experiência de vida diferente. Eis aí a "questão do outro". E minha tremenda teimosia em acreditar que podemos sentir ou pensar igual. Não gostaria de imaginar que, muitas vezes, cheguei a "destruir" o que poderia ser uma grande amizade com pessoas admiráveis para satisfazer o meu "eu". Cada pessoa tem o seu tempo. Eu tenho o meu e você tem o seu... Custou um pouquinho até eu perceber que a minha falta de paciência com o tempo do outro poderia pôr tudo a perder...
Tenho que deixar que as pessoas voem e sejam livres como as borboletas, porque, afinal de contas, eu tampouco gostaria de ficar presa ao meu casulo. Tenho que deixá-las respirar... E eu também tenho que respirar...
Bom, nunca é tarde para aprender as coisas... Principalmente se levamos alguns "tombos" pelo meio do caminho... As quedas são necessárias... E o saber levantar-se é primoridial.
E aquele que "conhece" é livre e pode transgredir algumas regras que o mundo lhe impõe sem prejudicar ao outro.
Transgredir, pelo meu modo de pensar, é mudar o seu estado de pedra bruta para uma pedra preciosa, lapidada, e é tentar mostrar quem você é de fato. Não aceitar tudo o que o mundo quer que você seja de modo gratuito. É saber refletir, analisar... saber dizer "Sim" e saber ouvir um "Não". É aceitar o outro como ele é. Saber respeitar as diferenças... Não sufocar o outro e não sentir-se sufocado... E, além de tudo, é não inculcar com aquele que não o aceita como você é. Se alguém não gosta do seu jeito, não tem respeito pelos seus sentimentos, por mais simples que eles sejam, é melhor pensar se vale realmente a pena investir no relacionamento, seja ele qual for.
A Liberdade é fácil de se alcançar?
Não é não. Principalmente, quando é você que não se permite alcançá-la por um capricho só seu.
Mas é muito possível...
Basta um esforço seu ou, por que não dizer também, um "empurrãozinho" de alguém que tenha estima por você.




Liberdade

Ai que prazer
Não cumprir um dever,
Ter um livro para ler
E não fazer!
Ler é maçada,
Estudar é nada.
Sol doira
Sem literatura
O rio corre, bem ou mal,
Sem edição original.
E a brisa, essa,
De tão naturalmente matinal,
Como o tempo não tem pressa...
Livros são papéis pintados com tinta.
Estudar é uma coisa em que está indistinta
A distinção entre nada e coisa nenhuma.
Quanto é melhor, quanto há bruma,
Esperar por D.Sebastião,
Quer venha ou não!
Grande é a poesia, a bondade e as danças...
Mas o melhor do mundo são as crianças,
Flores, música, o luar, e o sol, que peca
Só quando, em vez de criar, seca.
Mais que isto É Jesus Cristo,
Que não sabia nada de finanças
Nem consta que tivesse biblioteca...

Fernando Pessoa


Nenhum comentário: